obs:

O título desse blog é infeliz, mas só reparei depois. "Anti-país dos petralhas" dá impressão que sou contra os "petralhas" (como Reinaldo Azevedo se refere ao PT). Não, eu quis dizer que sou contra o Reinaldo e seu livro "O país dos petralhas".
É tão infeliz quanto uma pessoa de direita ser contra Marx e botar "Anti-O capital" e as pessoas acharem que a pessoa é anti-capitalista...
Bem, temos de conviver com os nossos erros né?

terça-feira, 25 de novembro de 2014

comentários políticos quanto ao cabo submarino Brasil-Portugal

Vão construir um cabo submarino de fibra óptica para conexões de internet entre Brasil e Portugal. É um assunto de conteúdo principalmente tecnológico, mas pipocaram comentários de cunho político, que achei que vale como registro histórico-político.

A Carta Capital publicou com o viés do barateamento:



Ao parabenizar a Dilma, uma pessoa ganhou como resposta de que Dilma seria contra a liberdade de expressão:



Já a Tecmundo destacou o viés anti-espionagem (pois o novo cabo evita que dados passem pelos EUA)



É muito o curioso o debate a seguir de gente defendendo a espionagem:





E saiu no G1 também:


Lá foi onde achei mais comentários, acho interessante o sentimento que o brasileiro tem de que Brasil estaria passando por ridículo, que não há como ser contra a dependência americana, que as obras do governo sempre vão envolver roubalheira... Eu diria que dá apra resumir tudo isso como Complexo de vira-lata.


Vejam por exemplo como o comentarista acima acha que sabe mais que o governo e diz que cabo é ultrapassado, melhor satélite. é um comentário que quem entende minimamente do assunto vê que não tem sentido nenhum, pois parece que esse comentarista confunde internet discada x wifi com questão de transmissão de proporções continentais!



No bloco de comentários acima, a sensação de inferioridade tecnológica e que supostamente seria burrice tentar ser menos dependente dos EUA; e o sentimento de que que qualquer obra terá roubalheira. E "Gato", apesar de refletir pensamento periférico (pois na favela é que fazem gatos de eletricidade, internet) não faz o menor sentido!


E é claro, tem muitos comentários nada a ver com nada, já descambando para qualquer coisa que faça parecer que Brasil é esculhanbado, que ninguém gosta de morar aqui, etc. Isso inclui piadas contra portugueses, é claro! Como se o simples fato do cabo ir até Portugal fosse ruim.

 Conclusão

É interesante esse complexo de vira-lata do brasileiro, o sentimento de que tudo que faz aqui é tecnologicamente inferior, de que seria bobagem diminuir a dependência dos EUA, de que toda obra seria uma roubalheira do governo, de que o governo, por ser "comunista"(?) faz obras que não servem para nada ou só serve para roubalheira (nesse sentido, os que não viram a notícia com o viés do barateamento, ficaram comentando que não traz nada de bom, nem o barateamento, e como apontado, as pessoas têm a arrogância de comentar como se soubessem mais do assunto que o governo), e interessante também que quanto à espionagem, tinha gente que defendia que espionagem era bom! Quer coisa mais anti-patriótica que isso?

Bom, um dos inteuitos desse blog é registrar uma época, um momento histórico-político. Pescamos esses comentários que reflete o que pensa parte dos brasileiros e explica parte do cenário político. Fica então o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário