obs:

O título desse blog é infeliz, mas só reparei depois. "Anti-país dos petralhas" dá impressão que sou contra os "petralhas" (como Reinaldo Azevedo se refere ao PT). Não, eu quis dizer que sou contra o Reinaldo e seu livro "O país dos petralhas".
É tão infeliz quanto uma pessoa de direita ser contra Marx e botar "Anti-O capital" e as pessoas acharem que a pessoa é anti-capitalista...
Bem, temos de conviver com os nossos erros né?

sábado, 14 de dezembro de 2013

História: Bakunin e Netchayev

No livro "A  Ideia - história dos  Movimentos Anarquistas" (autor Woodcock) da coleção Baderna da Conrad se comenta que apesar de frequentar a vida boemia, ele não era visto pegando mulher e por isso se comentava que devia ser impotente.

Casou com uma proletária simples intelectualmente limitada, que não levou consigo nas fugas internacionais (talvez fosse um casamento de aparências, já que afinidade intelectual parecia improvável). Daí um assunto que ficou escondido/ cochichado pelo movimento proletário por mais de 1 século: Woodcock compara o envolvimento de Bakunin com o jovem Netchayev com o de Oscar Wilde e seu amante... Bakunin talvez tenha sido homossexual! (anarquistas devem ter escondido e marxistas cochichado mas sem registrar pois era uma época muito pudica).

A menção a Wilde é para comentar a desgraça (Wilde foi condenado  por causa do amante), no caso de Bakunin, o envolvimento com Netchayev envolve a tradução para russo de O Capital (acho incrível como esse fato também é pouco conhecido: o primeiro candidato a traduzir O Capital para russo foi Bakunin!).

Netchayev convenceu Bakunin de que merecia ser melhor pago pelos editores e escreveu ameaças à editora dizendo fazer parte de um grupo secreto de operários que assassinavam patrões. A parte do grupo secreto era blefe, mas era realmente truculento e assassino, ele provavelmente concordaria muito com Stalin se se encontrassem. Stalin o assassino dentro do socialismo, equivalente no anarquismo seria Netchayev. Pouco tempo depois eles romperam (com Netchayev sendo sacana e fugindo com $$ arrecadado dos operários a pretexto de solidariedade para Bakunin). Só que Bakunin não negava o envolvimento.

Teve então uma reunião da Internacional em que Marx relatou o incidente da tradução de O Capital e acusou Bakunin de envolvimento com chantagens e assassinato, e que se deve rejeitar grupos operários com essa linha de pensamento (pena que não aplicaram isso a Stalin no século seguinte...)

Há 2 interpretações ao fato: no livro Anarquistas julgam Marx, se comenta como Marx foi baixo e oportunista, além de mostrar estranha defesa dos negócios capitalistas no ramo da editoração de livros. Já no livro Amor e Capital, se coloca que Marx foi correto e que a exposição pública das ameaças de Netchayev serviu para rejeitar a formação de seitas e unificar o movimento.

A propósito, esses 2 livros, "Amor e Capital" e "Anarquistas julgam Marx", só citam que Bakunin teve envolvimento com Netchayev, só "A Ideia - anarquistas vol.1" diz que talvez fosse uma relação amorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário